Notícias

  Taxa de ocupação da rede hoteleira de João Pessoa atinge 72,9% para o feriadão da Semana Santa

Secom- em 26 mar 18

Mesmo em uma época de baixa estação, já que estamos no Outono, João Pessoa continua atingindo números expressivos quando o assunto é turismo. Para o feriadão da Semana Santa, a taxa de ocupação da rede hoteleira da Capital deve atingir 72,9%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB). Atualmente, a rede hoteleira da Grande João Pessoa conta com mais de 14 mil leitos disponíveis.

“Esses números são muito positivos para a cidade. Desde o final do ano passado, João Pessoa vem registrando uma ocupação acima da média de outros destinos. Isso é fruto de muito trabalho da atual gestão, que investe tanto no nosso Litoral que é um dos mais bonitos do Brasil, quanto no nosso Centro Histórico”, afirmou o secretário de Turismo, Fernando Milanez.

Esse levantamento foi realizado entre os dias 20 e 21 de março, em 16 hotéis de João Pessoa. “Os números foram bastante positivos e a expectativa é que essa taxa de ocupação cresça ainda mais está semana”, avaliou o diretor executivo da ABIH, Fernando Sousa.

Pesquisa – 98,80% dos visitantes estão dispostos a indicar a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) como roteiro turístico. Além disso, 96,56% dos turistas pretendem retornar ao Estado. Os dados são da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada há 13 anos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba. O levantamento foi feito junto aos turistas que visitaram João Pessoa durante os meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

Dentre os pontos turísticos mais visitados pelos turistas, estão Hotel Tambaú e Feirinha de Tambaú (30,17%), Centro Histórico (29,54%), Parque da Lagoa Solon de Lucena (28,90%) e Farol do Cabo Branco (27,85%). A beleza das praias também foi destaque na pesquisa do Instituto Fecomércio, com destaque para a Praia do Cabo Branco (71,74%), Tambaú (70,02%), Bessa (43,17%) e Manaíra (31,24%).

Orla – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá a sua porção de embelezamento aos cartões-postais do Litoral com obras como a da revitalização da calçadinha de Tambaú, que trocou o antigo piso (quebrado em vários pontos e escorregadio), iluminou, sinalizou e facilitou a acessibilidade da extensão do Hotel Tambaú ao Largo da Gameleira. O letreiro iluminado ‘Eu Amo Jampa’, instalado no Busto de Tamandaré ao modo de outras capitais, deu um charme ao ponto de encontro, adornada também por uma mandala desenhada pelo artista plástico paraibano Flávio Tavares.

Centro Histórico – O Centro Histórico da cidade também reserva diversão, cultura e lazer. Parque da Lagoa Solon de Lucena, Praça da Independência, Praça Antenor Navarro, Hotel Globo, Pavilhão do Chá, Casarão 34 e a Casa da Pólvora foram revitalizados pela PMJP e tornaram-se parada obrigatória para quem visita a Capital paraibana. Além disso, o prefeito Luciano Cartaxo criou o programa ‘AnimaCentro’, que visa permitir a manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu.

Unesco – Mais um dado que contribui para o turismo de João Pessoa é que a Capital foi incluída na Rede das Cidades Criativas da Unesco (UCCN), em 31 de outubro de 2017, devido ao trabalho desenvolvido nas áreas de  artesanato e artes populares pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do programa João Pessoa Artesã (JPA) em parceria com o Sebrae.

Apenas 180 cidades em todo o mundo compõem a Rede Mundial de Cidades Criativas divididas em sete categorias: design, artes midiáticas, gastronomia, cinema, literatura, música e artesanato e arte popular. Já no Brasil, apenas oito cidades estão na lista: Belém (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Brasília (Desing), Salvador (música), Santos (Cinema) e João Pessoa, única cidade na categoria Artesanato e Arte Popular.

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Prefeitura promove ação educativa de conservação das praias e da orla da Capital

Por – em 08 jan 18 639

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur), promove uma ação de conscientização para o bem estar dos usuários, turistas e cidadãos, além de prevenção e combate de atos irregulares na calçadinha de João Pessoa. A ação, que é resultado da demanda de turistas e pessoenses junto à Setur, acontece nesta terça-feira (9), a partir das 6h, em toda orla da Capital.

Diversas secretarias da PMJP participarão da ação, a exemplo das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Mobilidade Urbana (Semob), Sáude (SMS), dentre outras. Por estarmos em época que é considerada alta estação, a cidade precisa combater e prevenir algumas situações indesejadas que podem vir a se acentuar.

No foco das ações estão: maior quantidade de lixo, animais domésticos sem devida proteção, controle de roedores e mosquitos, carros de turismo irregulares, utilização indevida da área de preservação e sol, presença fixa de ambulantes em locais indevidos, drogas ilícitas, etc. Na ocasião, a Vigilância Sanitária fiscalizará os comerciantes da área para uma melhor qualidade na prestação dos serviços.

Com a ação, a PMJP pretende contribuir para o ordenamento da Orla de João Pessoa. O objetivo é promover a ordem e crescimento sustentável da cidade. Dessa maneira, será promovida uma ação integrada, inicialmente educativa e preventiva.

Outras secretarias – A Vigilância Ambiental e o Centro de Zoonoses estarão com equipes, a partir das 6h, promovendo controle de roedores e promovendo a aplicação de raticidas. As equipes também orientarão a população sobre a responsabilidade na condução de animais em espaços públicos.

A Sedes, através do Ruartes, também estará presente fazendo uma abordagem a população em situação de rua oferecendo serviços de acolhimento nas unidades do município. Enquanto a Semam disponibilizará uma equipe de fiscais para trabalhar na ação educativa e equipes da Sedurb estarão ordenando o comércio informal.

__________________________________________________________________________________________

Setur divulga artesanato e roteiros turísticos da Capital em evento internacional em Gramado

 

Por Max Oliveira – em 10 nov 17

Com material de divulgação do Centro Histórico da Capital, praias e colares produzidos pelas Sereias da Penha, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está participando, até o próximo domingo (12), da 29ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado-RS (Festuris). O evento, realizado na cidade gaúcha, se caracteriza pela segmentação, que impulsiona a capacitação, a promoção e a comercialização das marcas participantes.

Para o secretário da Setur, Fernando Milanez, a participação de João Pessoa nesse importante evento do segmento reflete o crescimento que a cidade atingiu nos últimos anos, com ações voltadas para a revitalização do Centro Histórico e a produção artesanal. Recentemente a Unesco, inclusive, reconheceu esse potencial da capital paraibana para o artesanato, conferindo o selo de certificação de cooperação internacional.

“Esse selo já repercute no trade turístico. As pessoas, as autoridades presentes na feira, destacam esse reconhecimento, como o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori. Trouxemos alguns exemplares do artesanato produzido pelas Sereias da Penha, que esta fazendo muito sucesso no evento, sendo visto por pessoas de várias partes do mundo”, destacou.

O evento também é muito importante para a realização de parcerias, destaca Milanez, que está mantendo contatos com agentes de viagem e com autoridades interessadas no turismo de João Pessoa. “Tivemos uma ótima conversa com o prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, que garantiu que vai nos visitar em fevereiro. Gramado é uma cidade importante, modelo para o turismo, e acredito que poderemos ter um bom entendimento nesse sentido”, afirmou.

Nesta edição, a Futuris também está apresentando novos conceitos para alguns de seus já tradicionais espaços, como o MICE, LGBT, Tecnologia e Sustentabilidade. A estimativa dos organizadores é de que a feira supere o número de negócios do ano passado, com mais de 2 mil marcas expositoras e 66 destinos internacionais divulgados.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

________________________________________________________________________________________________

Prefeitura divulga atrativos de João Pessoa no Festival de Turismo de Gramado

Por Luiz Carlos Lima

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur), participa da 29ª edição do Festival de Turismo na cidade de Gramado (RS) a partir desta quinta-feira, 9. No evento, os representantes da PMJP divulgarão os principais atrativos turísticos da cidade. Serão três pontos que receberão destaque: o turismo sol e mar, o Centro Histórico e o turismo religioso, no qual será destacado a Romaria da Penha, cuja realização é neste mês.

O evento é a oportunidade de divulgar o destino João Pessoa, que, nos últimos anos, tem se consolidado como um dos mais procurados do Nordeste. O principal é objetivo é o contato com agentes e operadores de turismo. Para isto, a comitiva da PMJP levará material promocional com folders às principais atrações.

Para o secretário da Setur, Fernando Milanez, o festival de turismo de Gramado é mais uma oportunidade de incrementar o turismo internacional. “Iremos chegar ao evento respaldado pelo reconhecimento internacional que a Unesco nos deu, colocando João Pessoa na rede de cidades criativas. Vamos trabalhar o turismo cultural no evento, que é o que mais tem crescido devido à importância que o prefeito Luciano Cartaxo têm dado à cultura”, disse.

O festival – Feira Internacional de Turismo terá em 2017 a sua 29ª edição. A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.

Nesta edição, a feira estará dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

 

_____________________________________________________________________________________________________

João Pessoa ganha destaque em revista de turismo internacional

Por Hellen Nascimento

As Sereias da Penha, projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), continua ganhando cada vez mais destaque na mídia nacional, mas também já desponta no cenário internacional. Dessa vez o projeto será destaque, junto com Romaria Nossa Senhora da Penha, em publicação de turismo com distribuição nos Estados Unidos, a Revista Brazil Travel News. O lançamento da edição será realizado nesta segunda-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, às 11hs.

De acordo com secretário municipal de Turismo, Fernando Milanez, tudo isso é resultado de uma gestão que avança focando no desenvolvimento e na qualidade de vida do pessoense. “João Pessoa tem despontado para o turismo nacional, por ter sido considerada a melhor Capital para se viver do Nordeste e recentemente foi apontada como a segunda melhor cidade para se investir em negócios do Nordeste, segundo levantamento da revista Exame. Claro que isso reflete no aquecimento do nosso turismo, que agora atinge o mercado internacional”, avaliou.

Honraria- Na oportunidade, o empresário e dono da Revista Brazil Travel News, Paulo Roberto Miranda, receberá o título de Cidadão Pessoense. A publicação que é veiculada nos grandes centros do País, tem como base o turismo e além de circular na rede hoteleira da América do Norte.

Sereias da Penha – O sucesso do projeto Sereias da Penha deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que possibilitou a inclusão social com a apropriação da cultura local na comunidade Praia da Penha.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

 

_____________________________________________________________________________________________________

PMJP participa do Festival do Turismo JPA e fará parceria com cidade argentina

Por Katiana Ramos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participa da 7ª edição do Festival do Turismo JPA, que será realizado nos dias 20 e 21 deste mês, na Capital. Na oportunidade, o prefeito Luciano Cartaxo vai assinar um termo de irmandade com a prefeitura de Ushuaia, da Argentina.

Segundo o secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o objetivo do termo de cooperação entre a prefeitura da Capital e da cidade argentina é viabilizar negócios do setor turístico e fomentar a economia das duas cidades. “João Pessoa tem o ponto mais oriental das Américas e Ushuaia o ponto Setentrional da América do Sul, além disso o turismo é uma atividade de destaque nas duas cidades. Então, essa parceria com certeza vai viabilizar muitos negócios para o setor”, destacou o secretário.

A assinatura do termo de geminação acontecerá no dia 21 de outubro, quando o prefeito Luciano Cartaxo vai presidir uma reunião sobre o projeto Cidades Sustentáveis com representantes do trade turístico da Capital, de outros estados do País e ainda do exterior.

A 7ª edição do Festival de Turismo JPA será no Centro de Convenções da Capital e terá 220 estandes com expositores de vários estados do País e também do exterior. No caso da Prefeitura de João Pessoa, haverá um estande com a divulgação do projeto Sereias da Penha.

O evento é voltado para os profissionais do setor turístico, com feiras, capacitações e fórum corporativo. De acordo com os organizadores são esperados pelo menos 5 mil participantes.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

 

_____________________________________________________________________________________________________

Revista Brasil Travel News será lançada em João Pessoa

Por Fábio Cardoso

A Secretária de Turismo de João Pessoa lança no dia 23 de outubro uma edição especial da revista Brasil Travel News, que traz uma ampla reportagem sobre as maiores manifestações religiosas do Brasil. Sendo totalmente direcionada para o mercado turístico norte americano, a publicação será em língua inglesa com amplo destaque para a monumental Romaria de Nossa Senhora da Penha, realizada em João Pessoa, considerada a terceira maior manifestação mariana do país.

O lançamento será no Pleno da Câmara Municipal de João Pessoa e contará com a presença do Senhor Prefeito Luciano Cartaxo. A revista é editada pelo jornalista Paulo Miranda, que mantem um escritório da revista nos Estados Unidos, entre outros negócios. O lançamento acontece após a entrega do título de cidadão pessoense outorgada pela Câmara da capital ao jornalista paulista.

 

Fonte: www.turismoemfoco.com.br

 

_____________________________________________________________________________________________________

 

Romaria da Penha é destaque na Revista Brazil Travel News

A Secretária Municipal de Turismo, Setur, lança, no próximo dia 23, edição especial da revista  Brasil Travel News, trazendo ampla reportagens sobre as maiores manifestações  religiosas do Brasil. Sendo, totalmente, direcionada para o mercado turistico  norte americano, a publicação será em língua  inglêsa  com amplo destaque  para  a monumental Romaria de Nossa Senhora da Penha, a terceira maior manifestação mariana do país. O lançamento será no Pleno da Câmara Municipal de João Pessoa que contará com a presença do Senhor Prefeito Luciano Cartaxo.

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________________

Prefeitura de João Pessoa confirma participação na 7ª edição do Festival do Turismo JPA

Por Katiana Ramos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu na manhã desta quarta-feira (11) os responsáveis pela organização do Festival de Turismo JPA e reforçou o apoio e participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) durante o evento, que realiza a 7ª edição este ano.

O Festival, que acontece nos dias 20 e 21 deste mês no Centro de Convenções, na Capital, terá como público-alvo os profissionais de turismo e são esperados cerca de 4 mil visitantes. “É um festival que está inserido entre os quatro melhores do País e uma demonstração de que estamos no caminho certo, sobretudo com o apoio do prefeito Luciano Cartaxo para colocar a nossa cidade entre os principais destinos nacionais”, reforçou o secretário do Turismo do Município, Fernando Milanez.

De acordo com o secretário, serão 220 estandes com expositores de vários estados do País e também do exterior. No caso da Prefeitura de João Pessoa, haverá um estande com a divulgação do projeto Sereias da Penha.

“É um evento específico para os profissionais do turismo e envolve feiras, capacitações, fórum corporativo. Tudo voltado para os agentes de viagens e operadores que lidam com viagens corporativas”, explicou o diretor comercial do Festival, Cláudio Junior.

Já o diretor de marketing do evento, Breno Mesquita, lembrou que a realização da 7ª edição do Festival do Turismo JPA confirma a inserção da Capital paraibana no calendário de eventos da área nacionalmente, bem como a consolidação deste destino junto às operadoras e agentes de viagens. “No festival estarão presentes as melhores e maiores empresas de turismo do Brasil e mais de 40 expositores internacionais. Então, os olhos do turismo estarão voltados para João Pessoa nesses dois dias. Além disso, vamos movimentar a economia da cidade”, complementou.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

________________________________________________________________________________________________________

Setur viabiliza ações na maior feira de turismo da América Latina

Por Max Oliveira – em 29 set 17 180

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) concluiu a sua participação na 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo, de forma positiva. Em três dias de evento, a equipe da Setur esteve participando de reuniões com agentes e operadores de turismo, para viabilizar ações de fomento ao segmento da Capital.

Entre elas, a vinda de mais vôos para João Pessoa e um projeto de expansão e divulgação da Capital para países europeus, como Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda e Portugal. As conversas também avançaram para uma parceria com a cidade americana de Boca Raton, na Flórida (EUA), para viabilizar intercâmbios na educação e cultura.

O secretário de turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, avaliou de forma positiva a participação na feira da Abav, ressaltando que a Capital usufrui de boas alternativas para divulgação de roteiros turísticos, como o Centro Histórico e a orla. Esses espaços receberam recentemente intervenções da Prefeitura o que, segundo Milanez, estão ajudando a atrair mais turistas para a cidade.

“A revitalização do Centro Histórico tem chamado a atenção de outro tipo de público, como o europeu, que procura muito o turismo cultural. Além da orla, claro, que é nossa porta de entrada e a qualidade de vida de João Pessoa já destacada por muitas revistas. Por tudo isso, a gente percebe que somos vistos como gente grande em um evento tão importante, que reúne milhares de participantes de vários lugares do mundo”, afirmou.

A Abav Expo Internacional de Turismo reuniu mais de 25 mil profissionais do setor de turismo, entre agências, operadoras e consolidadoras, no Expo Center Norte, em São Paulo, durante os dias 27, 28 e 29. O evento, que é considerado o maior do segmento da América do Sul, também reuniu mais de mil marcas expositoras de todo o Brasil.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

________________________________________________________________________________________________________

Equipe da Setur participa da maior feira de turismo da América Latina

Por Max Oliveira – em 27 set 17 250

João Pessoa está no foco do maior evento de turismo da América Latina. Nesta quarta-feira (27), uma equipe da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), participou da abertura da 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo. O evento reúne até a próxima sexta feira (29), mais de 23 mil participantes, abordando temas e apresentando alternativas para o segmento.

A Setur participa do evento no stand da Paraíba, divulgando os destinos turísticos de João Pessoa para agentes e operadores de turismo. Há exposições de folders do Centro Histórico, Sol e Mar e religioso. O secretário da Setur, Fernando Milanez, destacou que é muito importante para João Pessoa estar inserida no centro das discussões envolvendo o turismo, já projetando parcerias para a cidade.

“O presidente da Embratur, o Vinícius Lummertz, confirmou ida à João Pessoa e que está em processo de germinação uma parceria nossa com a cidade americana de Boca Raton, que fica na Flórida (EUA). Ficamos muito entusiasmados com o respeito do trade turístico nacional com a nossa cidade – essa foi uma impressão que nos chamou atenção – de muita gente interessada em conhecer a nossa cidade”, disse Fernando Milanez.

Durante a abertura do evento, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo, Max Beltrão, reforçou a importância para o Brasil da economia gerada pelo turismo. “Atualmente, o turismo brasileiro representa 3,7% do PIB, mas este número chega a 10% quando outros serviços ligados ao nosso setor estão incluídos. Somos uma economia muito forte internamente”, pontuou.

Além do presidente da Embratur, diversas autoridades estiveram presentes na abertura da Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa. Entre elas o ministro do turismo, Max Beltrão, o ministro da cultura, Sergio Sá Leitão, e o prefeito de São Paulo, João Dória.

Feira de Turismo – A feira é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). A entidade está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com uma base de três mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem pela movimentação de 80% das vendas do mercado.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

____________________________________________________________________________________________________________

Setur e Abih promovem capacitações com agentes de viagens de Belo Horizonte

Por Max Oliveira – em 13 set 17 86

Uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba (ABIH-PB), proporcionou a capacitação de mais de 70 agentes de viagens da Operadora Visual de Belo Horizonte (MG), na última terça-feira (12).

O objetivo, segundo o secretário de turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, é divulgar a capital nos mercados emissores de turistas para a Paraíba. “A Operadora Visual de Belo Horizonte é uma das maiores emissores de turistas para a nossa cidade. E essa capacitação foi um grande sucesso, porque conseguimos ampliar o nosso leque de divulgação de João Pessoa, atendendo sempre o pedido do nosso prefeito, que é dialogar com os setores do trade turístico”, afirmou.

A capacitação envolveu a apresentação dos principais pontos turísticos de João Pessoa, com destaque para a orla e o Centro Histórico, além de informações técnicas sobre a infraestrutura hoteleira da Capital, que tem apresentado crescimento no número de leitos e se aperfeiçoado no atendimento aos clientes. “Teremos ainda esse ano o festival de turismo na nossa cidade, onde seremos parceiros, e acredito que já poderemos sentir reflexos desses intercâmbios realizados como nossos parceiros”, ressaltou Fernando Milanez.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

______________________________________________________________________________________________________________

Secretaria de Turismo define ações e projetos durante reunião do Comtur

Por Max Oliveira

As ações e metas para a atividade turística na Capital estiveram na pauta da segunda reunião de trabalho do Conselho Municipal de Turismo de João Pessoa (Comtur), que aconteceu nesta terça-feira (12) no Hotel Sapucaia, em Tambaú.

Na ocasião, o secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Fernando Milanez, que preside o Conselho, fez um balanço das atividades da Setur e dialogou com diversos segmentos do Trade Turístico.  Ele definiu a reunião como excelente, afirmando que foi uma oportunidade de discutir as ações, as parcerias e os projetos para o turismo em João Pessoa.

“Um dos projetos é o da Tríplice Aliança, que vai impulsionar o setor do turismo e alavancar a economia em João Pessoa, Natal e Recife. Tem também a capacitação de operadores de viagens do Recife com relação às potencialidades turísticas de João Pessoa e o projeto do roteiro a pé pelo Centro Histórico da Capital”, destacou Fernando Milanez.

Ainda durante a reunião, foi discutido o calendário de eventos que define a participação de João Pessoa em feiras de turismo, com o objetivo de divulgar e fomentar a cidade como destino, bem como as parcerias e capacitações que a Setur vem realizando. “A Setur vive um grande momento e isso ficou evidenciado durante a reunião. Recebemos muitos elogios da Fecomércio pela forma como estamos trabalhando o turismo em João Pessoa”, afirmou o secretário.

A Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio) foi uma das entidades convidadas para o encontro, assim como a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).

Composição – O Conselho Municipal de Turismo é composto pela Secretaria de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Seman), Comunicação (Secom), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Coordenadoria de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Assembleia Legislativa da Paraíba, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-JP), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do Estado, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet-PB), Sindicato das Empresas de Turismo da Paraíba (Sindetur), Convention Bureau, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e representante do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

 

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Setur divulga pontos turísticos de João Pessoa para agentes de viagem em Minas Gerais

Por Katiana Ramos

Representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de João Pessoa participam, na próxima terça-feira (12), de uma capacitação com agentes de turismo e viagem de Belo Horizonte (MG) para divulgar os pontos turísticos da capital paraibana. A ação faz parte de uma parceria entre a Setur e a Associação Brasileira de Indústrias e Hoteis (ABIH).

Durante a visita na capital mineira, representantes da Setur e do setor hoteleiro de João Pessoa vão entregar 70 kits aos agentes de turismo de Belo Horizonte com folders e informações sobre os principais atrativos turísticos da cidade. A proposta é impulsionar a venda de pacotes turísticos para João Pessoa e fomentar a parceria no setor entre as duas cidades envolvidas.

“Por meio dessa parceria com a ABIH nós queremos promover mais capacitações em outras cidades do País. Com isso, vamos melhorar cada vez mais à receptividade aos nossos turistas e impulsionar João Pessoa como um dos principais destinos do Nordeste”, destacou o secretário de Turismo, Fernando Milanez.

Reunião – Ainda no próximo dia 12 será realizada a segunda reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro acontecerá na Estação Cabo Branco, no Altiplano e, na agenda de discussões, está a apresentação do Projeto Tríplice Aliança, celebrado entre João Pessoa, Recife (PE) e Natal (RN).

Durante a reunião serão iniciadas as ações referentes à primeira capacitação de operadores de viagens do Recife com relação às potencialidades turísticas de João Pessoa e ainda o projeto do roteiro a pé pelo Centro Histórico da Capital. Além disso, será inaugurada ainda a primeira ilha turística do receptivo pessoense na capital pernambucana.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

 

_______________________________________________________________________________________________________________

Fórum de Secretários de Turismo da Região Metropolitana de João Pessoa se reúne em Bayeux

Por Mônica Melo

Nesta segunda-feira (4), representantes de treze municípios paraibanos participarão da III Reunião do Fórum Permanente de Secretários de Turismo da Região Metropolitana de João Pessoa. O encontro acontecerá na sede da Aliança Bayeux Franco Brasileiro, localizada na Avenida Liberdade, em Bayeux.

Além de João Pessoa, fazem parte do Fórum as cidades do Conde, Alhandra, Caaporã, Pitimbu, Santa Rita, Bayeux, Pedras de Fogo, Lucena, Rio Tinto, Mamanguape, Cabedelo e Cruz do Espírito Santo. O secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez é o presidente do Fórum.

Na pauta, está prevista a apresentação do Projeto Capacita Brasil pela professora Verônica Jary, o Projeto Bayeux, reestruturação do pavimento, melhoria nas placas em dois idiomas, paisagismo local e a criação do Conselho Municipal de Turismo na cidade de Bayeux.

A meta do Fórum é desenvolver projetos específicos por meio de uma nova concepção em fazer e desenvolver o turismo, buscando parcerias, estimulando investimentos e aproximando as pessoas no processo de desenvolvimento das atividades relacionadas ao turismo paraibano.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

 

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Secretaria confirma cooperação turística entre João Pessoa e cidade dos EUA

Por Mônica Melo – em 31 ago 17

 

O secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, está em Brasília (DF), onde se reuniu com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o presidente da Embratur, Vinicius Renê Lummertz Silva.  Na pauta, a confirmação da geminação de João Pessoa com a cidade de Boca Ratón, nos Estados Unidos.

A geminação de cidades tem como objetivo criar relações e mecanismos para quais as cidades estabeleçam laços de cooperação. Estes acordos geram intercâmbio cultural, partilha de conhecimento e ensino, bem como políticas empresariais. “A geminação é muito importante, é a entrada de João pessoa nos Estados Unidos e a parceria com uma cidade extraordinária”, comemora o secretário.

Milanez lembra ainda que João Pessoa é a primeira cidade nordestina a conseguir realizar a geminação com uma cidade norte-americana. “Isso proporcionará a troca de conhecimento e a ida e vinda de pessoas, seja para turismo, seja com fins educativos. Vamos receber e mostrar João Pessoa”.

Boca Raton é um dos balneários mais luxuosos do mundo e ponto turístico preferido dos próprios americanos. A cidade está localizada no condado de Palm Beach ao norte de Miami.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Setur-JP e ABIH-PB realizarão workshop na Visual de Belo Horizonte

30 de agosto de 2017

 

A prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, promove no dia 12 de setembro um workshop na Operadora Visual em Belo Horizonte (MG). O evento contará com a parceria da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba).

De acordo com Saulo Barreto, coordenador de projetos da Setur-JP, a capacitação junto aos agentes de viagens mineiros tem o custo pago pela prefeitura e os hoteleiros que participarão terão apenas que bancar a hospedagem e o aéreo até a capital mineira.

Segundo Manuelina Hardman, presidente da ABIH-PB, o projeto foi apresentado durante uma reunião com o diretor da Setur-JP e avalia que toda promoção e divulgação do Destino Paraíba são muito positivas. “Estamos à disposição para sermos parceiros”, disse.

Fábio Cardoso

Fonte: www.turismoemfoco.com.br

_______________________________________________________________________________________________________________

Voo charter entre João Pessoa e Amsterdã é um sonho possível

Por Fábio Cardoso

Há sete anos estive em Amsterdã, Holanda, acompanhando a comitiva da Paraíba liderada pelo então prefeito do Conde, litoral sul paraibano, Aluísio Régis, que contava com as presenças do seu secretário de Turismo, Saulo Barreto; o presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo). Rodrigo Freire; a empresária Christiane Teixeira, da Luck João Pessoa, entre outros.

A ida até aquele país tinha o objetivo de negociar o fretamento de um voo charter entre as capitais paraibana e holandesa, além de participar da Feira de Turismo, realizada em janeiro em Utrecht, cidade que fica a cerca de duas horas de Amsterdã.

Fomos até à sede da operadora Tui, que tem como âncora aérea a Arke Fly, companhia aérea que à época operava o voo entre Natal (RN) e Amsterdã, direto, e com escala em Fortaleza (CE), no retorno do voo ao Brasil.

As negociações pareciam bem adiantadas, inclusive, com o aval do então governador José Maranhão, que manifestou interesse de bancar o voo em parceria com a prefeitura do Conde. Uma comitiva da empresa holandesa, inclusive, também esteve em João Pessoa para consolidar o voo, que acabou não acontecendo.

Há várias controvérsias quanto ao não fechamento desse voo. Há informações de que a empresa holandesa queria que o Governo da Paraíba bancasse financeiramente 50% dos custos das poltronas que não fossem vendidas. Outra dava conta de que o Governo do Rio Grande do Norte teria feito uma proposta maior, o que acabou sendo aceita pela empresa.

Dois anos depois, o Governo voltou a negociar esse voo. A atual presidente da PBTur, Ruth Avelino, chegou a sentar com a diretoria da empresa holandesa, mas, novamente, os custos dessa operação não cabiam definitivamente no bolso do Governo e, então, o próprio governador Ricardo Coutinho colocou fim às negociações, que acabaram não acontecendo mais.

Há dois meses, o ex-secretário de Turismo do Conde, agora como coordenador de projetos de Secretaria de Turismo de João Pessoa, Saulo Barreto, anunciou uma nova investida no sentido de conseguir concretizar o projeto do voo charter internacional.

O projeto já foi apresentado ao trade paraibano, inclusive, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, que deu aval ao secretário Fernando Milanez para fechar a parceria com a operadora Go Brazil, que gerencia o voo.

Já está sendo montada uma estratégia de marketing a ser desenvolvida na Holanda e até na Bélgica, que ficam pertinho um do outro, além de a Paraíba retornar em janeiro de 2018 a participar da Feira de Utrecht.

Segundo Saulo Barreto, o grande diferença das tratativas desta vez é o interesse maior da empresa holandesa de fechar o voo, já que Natal se tornou uma operação inviável por uma série de circunstâncias até mesmo de logística no aeroporto, que foi inaugurado em 2014, mas que criou uma série de problemas para o próprio turismo do estado vizinho.

Outra grande diferença que contribui para o fechamento do voo diz respeito à própria operação. O equipamento a ser utilizado pela Go Brazil seria menor. De acordo com Saulo Barreto, a operação é extremamente viável, pois o equipamento a ser operado pela Tui – uma empresa subsidiária da KLM e que só opera voos charters – é um Boeing 737-800, com capacidade para 160 passageiros, sem qualquer tipo de restrições para pousar no Aeroporto Castro Pinto. Há sete anos a limitação da pista frustrou a tentativa da Paraíba de trazer esse voo para o Estado.

A próxima etapa dessa preparação será a visita do proprietário da Tui e do diretor da Go Brazil a João Pessoa. De acordo com Saulo Barreto, os dois irão visitar o prefeito Luciano Cartaxo e conhecer melhor a cidade. “Estamos elaborando uma série de famtours com jornalistas holandeses e belgas, além de personalidades da política e meio artístico holandês”, revelou.

A executiva de turismo Cristiane Weber, da Go Brazil, empresa responsável pela implantação do voo charter ligando as cidade de Amsterdam à João Pessoa. Cristiane esteve em João Pessoa há duas semanas, vindo de Natal (RN), onde ainda está baseada, para selecionar guias de turismo com fluência em inglês, além do pessoal de transfer para recepcionar os turistas que virão no voo internacional a partir do próximo ano.

Não há ainda uma garantia de que o voo seja realizado, mas, pelo andar do processo de negociação, as chances são bem mais concretas do que nas outras tentativas. O voo, e falo de conhecimento de causa, seria fantástico para a Paraíba, pois irá permitir aos paraibanos conhecerem um dos países mais fantásticos da Europa, em todos os sentidos, e nos dará a oportunidade de receber turistas holandeses, que são cidadãos de alma aberta e tão comunicativos e hospitaleiros como nós brasileiros.

 

Fonte: www.turismoemfoco.com.br

 

 

________________________________________________________________________________________________________________

João Pessoa pode ser cidade-irmã de cidades da Rússia e China

O CEO e diretor executivo da Câmara de Comércio BRICS-PED – cúpula de países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, Rodrigo Dora, confirmou nesta quarta-feira (23) que existem tratativas para que João Pessoa se torne “cidade-irmã” de Siberts (na Sibéria/Rússia) e de Nagking, na China. De acordo com ele, essa ação é super positiva por dar maior visibilidade à Paraíba pelo fato dela se tornar um destino turístico para atrair visitantes dos dois países.

O executivo brincou, dizendo que o jogador paraibano Huck, que jogou a Copa do Mundo do Brasil em 2014, já atuou no futebol russo e é um atleta bastante conhecido naquele país e, certamente, poderia ser um grande embaixador da Paraíba naquele mercado.

Segundo Dora, o BRICS-PED tem sete escritórios espalhados pelo mundo e a intenção da capital paraibana de organizar essa relação de irmandade pode ser um primeiro passo para a criação de uma tríplice aliança internacional. Dora disse que a classe alta chinesa começa a fazer um movimento de saída do país para conhecer outros territórios e que o turismo tende a ser um setor mais afetado de forma positiva nesse novo cenário.

Sobre a Tríplice Aliança, entre João Pessoa, Natal e Recife, o diretor dos Brics disse que é importante para o desenvolvimento da atividade turística para João Pessoa, porque a capital está justamente no meio das outras duas cidades – Natal e Recife – e pode se tornar um importante corredor tanto para quem sai de Recife para Natal, como vice-versa. “Imagino que seja produtivo o município estar aliado aos outros”.

 

Fonte: www.turismoemfoco.com.br

________________________________________________________________________________________________________________

Setur lança projeto turístico unindo João Pessoa a Recife e Natal

Por Monica Melo – em 23 ago 17 189

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) lançou, na manhã desta quarta-feira (23), o Projeto Tríplice Aliança, que visa criar um plano turístico unindo João Pessoa, Natal e Recife. O objetivo é impulsionar o setor do turismo e assim movimentar a economia das três capitais.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, essa aliança trará benefícios não apenas para as três cidades envolvidas, mas também para todas as que ficam no entorno.  “Isso trará muitos progressos para essas cidades, mas será a descoberta definitiva de João Pessoa no cenário turístico. O sentido disso é muito mais amplo do que se pode imaginar”, afirmou.

Durante o lançamento do projeto, a Secretária Municipal de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, declarou que espera bons frutos dessa parceria. Ela contou que algumas das opções de pacote com o destino Natal já incluem João Pessoa, mas o acréscimo de Pernambuco valorizará ainda mais esses pacotes.  “O destino da Tríplice Aliança vai propiciar ao turista conhecer em uma só viagem, três capitais. A proposta desenvolve o turismo nos três estados”, analisa.

Já a Secretaria de Turismo de Recife, Ana Paula Vilaça, defende que é preciso entender que essas cidades não são concorrentes e que esse foi o primeiro passo para colocar o produto da Tríplice Aliança disponível no mercado.  “É importante oferecer esse produto de forma integrada e esse é o primeiro passo”, avalia.

 Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

 

_________________________________________________________________________________________________

Secretária de Turismo do Recife confirma presença no lançamento do ‘Projeto Tríplice Aliança’, em João Pessoa

 

A secretária de Turismo do Recife, Paula Vilaça, confirmou a participação no lançamento do Projeto Tríplice Aliança, que acontece no dia 23 de agosto em João Pessoa. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur).

“A vinda de Ana Paula a João Pessoa vem ratificar um compromisso entre as capitais para atrair mais turistas para o Nordeste e fortalecer o trade turístico do Recife, Natal e João Pessoa. Além de uma competente secretária, Ana Paula é uma arquiteta e urbanista competentíssima”, comentou Saulo Barreto, coordenador de assuntos internacionais da PMJP.

Segundo Saulo Barreto, o projeto que reúne as mais “badaladas” turisticamente falando, capitais do Nordeste, irá desenvolver, de maneira unificada, o potencial turístico dessa importante região.

“O plano tem como objetivo impulsionar o setor do turismo e alavancar a economia em João Pessoa, Natal e Recife. O Projeto Tríplice Aliança envolve as secretarias de Turismo de Natal, Recife e João Pessoa. É uma mega proposta no sentido de prover, nos mercados nacional e internacional, as três capitais nordestina como um todo”, adiantou Saulo Barreto.

Barreto explicou ainda que o projeto vai gerar mais emprego no país. “Vamos apresentar a ‘Tríplice Aliança’ ao trade turístico para que essas três capitais nordestinas fiquem mais em evidências e assim conseguiremos atrair mais turistas ajudando no  crescimento econômico delas e, consequentemente, gerando mais emprego”, comentou o coordenador.

“Todas as secretarias envolvidas no Projeto já confirmaram presença, o que garante o pleno sucesso dessa grande ação, em prol do desenvolvimento do turismo do Nordeste”, adiantou Saulo Barreto.

A reunião de lançamento será presidida pelo secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez e acontecerá no Salão de Conversões do Hotel Nord Sapucaia, na praia de Tambaú, a partir das 10h.

 

Fonte: www.portaldolitoralpb.com.br/

_________________________________________________________________________________________________

Representante da Go Brazil visita João Pessoa e despacha carta de intenção com prefeito

Por Monica Melo – em 11 ago 17

A representante da Go Brazil, empresa responsável pela operacionalidade do vôo charter que ligará João Pessoa a cidade de Amsterdam, na Holanda , Cristiane Weber, visitou a capital paraibana nesta quinta-feira e sexta-feira (10 e 11). Durante sua passagem pela cidade, ela se reuniu com o prefeito Luciano Cartaxo e com o secretário de Turismo, Fernando Milanez, para debater temas relacionados ao turismo.

Durante reunião na quinta-feira (10), Cristiane despachou com o prefeito a carta de intenção para a implantação do voo charter e também debateu com o secretário detalhes sobre as estratégias e mercados a serem trabalhados na Europa.

Para o secretário, a parceria com a empresa Go Brazil é um dos passos mais importantes para consolidação do turismo na cidade de João Pessoa. “Dessa forma colocamos a capital paraibana de forma definitiva no mercado internacional de turismo”, comemorou o secretário. O processo de negociação para o voo começou com uma reunião no início do mês de junho.

Além de visitar os principais pontos turísticos da cidade, Cristiane ainda se reuniu com o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, Marcos Alencar e selecionou guias turísticos fluentes no idioma inglês para atender aos estrangeiros. “A próxima etapa será a visita dos representantes da companhia aérea responsável pelo voo que vem conhecer as condições do Aeroporto Castro Pinto”, informou o coordenador de assuntos internacionais da PMJP, Saulo Barreto.

Fonte: Secom JP

________________________________________________________________________________________________________________

 

Secretaria de Turismo de João Pessoa lança no dia 23 o ‘Projeto Tríplice Aliança’

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) lança no dia 23 de agosto o Projeto Tríplice Aliança. O plano tem como objetivo impulsionar o setor do turismo e alavancar a economia em João Pessoa, Natal e Recife.

“O Projeto Tríplice Aliança envolve as secretarias de Turismo de Natal, Recife e João Pessoa. É uma mega proposta no sentido de prover, nos mercados nacional e internacional, as três capitais nordestina como um todo”, adiantou Saulo Barreto, coordenador de assuntos internacionais da PMJP.

Barreto explicou ainda que o projeto vai gerar mais emprego no país. “Vamos apresentar a ‘Tríplice Aliança’ ao trade turístico para que essas três capitais nordestinas fiquem mais em evidências e assim conseguiremos atrair mais turistas ajudando no crescimento econômico delas e, consequentemente, gerando mais emprego”, comentou o coordenador.

“Todas as secretarias envolvidas no Projeto já confirmaram presença, o que garante o pleno sucesso dessa grande ação, em prol do desenvolvimento do turismo do Nordeste”, adiantou Saulo Barreto.

A reunião de lançamento será presidida pelo secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez e acontecerá no Salão de Conversões do Hotel Nord Sapucaia, na praia de Tambaú, a partir das 10h.

Fonte: www.portaldolitoralpb.com.br

 

________________________________________________________________________________________________________________

Go Brazil seleciona profissionais para voo entre João Pessoa e Amsterdam

9 de agosto de 2017

Já está em João Pessoa a executiva de turismo Cristiane Weber, da Go Brazil, empresa responsável pela implantação do voo charter ligando as cidade de Amsterdam à João Pessoa. Cristiane chegou nesta quarta-feira (09), de Natal (RN), onde irá selecionar guias de turismo com fluência em inglês, além do pessoal de transfer para recepcionar os turistas que virão no voo internacional a partir do próximo ano.

A Go Brazil está inserida no projeto da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, para implantação do voo charter internacional, que colocará a capital paraibana nos roteiros da Europa. De acordo com Saulo Barreto, que está à frente do projeto, essa é uma das etapas para a consolidação do voo.

Saulo Barreto disse que a Cristiane Weber tem agendada ainda uma visita aos principais pontos turísticos de João Pessoa. Essa visita faz parte de uma avaliação dos roteiros que poderão ser inseridos nos pacotes que a Go Brazil pretende comercializar na Europa, que podem ser de sete a 15 dias. O lançamento do voo está previsto para janeiro do próximo ano, durante a realização da Feira Internacional de Turismo de Utrecht, Holanda, uma das principais da Europa.

Cristiane retorna no final da tarde desta quinta-feira (10). As reuniões de seleção do pessoal estão acontecendo no Hotel Littoral, na praia do Cabo Branco.

A próxima etapa dessa preparação será a visita do proprietário da Tui, companhia aérea que irá operar o voo, e do diretor da Go Brazil a João Pessoa. De acordo com Saulo Barreto, os dois irão visitar o prefeito Luciano Cartaxo e conhecer melhor a cidade. “Estamos elaborando uma série de famtours com jornalistas holandeses e belgas, além de personalidades da política e meio artístico holandês”, revelou.

Nesta quarta-feira, o trabalho para a preparação do voo internacional foi intensa no gabinete do secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez.

Fábio Cardoso

Fonte: www.turismoemfoco.com.br

___________________________________________________________________________________________________________________

’’Projeto sobre a Preservação das Falésias do Cabo Branco’’

Paulo Sérgio Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, presidente do Instituto Oscar Niemeyer, é arquiteto urbanista e designer de móveis brasileiros. Como arquiteto Paulo Niemeyer trabalhou com seu avó Oscar Niemeyer, colaborando em vários projetos, a exemplo da: construção do Estação Ciências em João Pessoa, o caminho Niemeyer em
Niterói, Torre de Natal, o Auditório São Paulo no parque do Ibirapuera, Memorial Luís Carlos Prestes e na prefeitura de Niterói, onde colaborou em vários projetos de grande porte, como Palácio Arariboia, Portugal Pequeno, restauro do Forte do Imbuí, Solar do Jambeiro entre outros. Niemeyer, desembarca no próximo, dia 16, em nossa capital, para cumprir uma agitada agenda, totalmente, dedicar a preservação das falésias do Cabo Branco, o Ponto Extremo das Américas. Uma vez, em João Pessoa, à convite do Secretário de Turismo, Fernando Milanez, Niemeyer tem reunião de trabalho com o prefeito Luciano Cartaxo e equipe, visita, junto com o prefeito, às falésias do Extremo das Américas, profere palestra na câmara dos vereadores no dia 17/08 às 16:30 para Secretários e convidados ligados à defesa e preservação desse importante
marco turístico. Dando prosseguimento, Niemeyer apresentará, em tempo hábil, propostas para desenvolvimento de um projeto para a área em questão que terá sua assinatura, logicamente.

 

______________________________________________________________________________________________________________________

Prefeitura participa de reunião com Infraero para discutir voo entre João Pessoa e Holanda

Por Luiz Carlos Lima – em 10 jul 17 192

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur), participa, nesta segunda-feira (10), às 15h, da primeira reunião técnica para discutir viabilidade do voo entre João Pessoa e Amsterdã (Capital da Holanda). A reunião acontece na sede da Infraero, no Aeroporto Internacional Castro Pinto, Bayeux – Região Metropolitana de João Pessoa. A expectativa é de que o voo seja apresentado em janeiro de 2018 e comece a operar em abril do próximo ano. O voo seria o primeiro a fazer a ligação entre a Capital paraibana e o continente europeu.

A primeira reunião será para iniciar o relatório de viabilidade técnica do aeroporto de João Pessoa. De posse do relatório, as informações serão enviadas para representantes da Holanda, que iniciarão a análise para saber se o aeroporto oferece as condições necessárias para a operação do voo. O relatório observará itens como postos de fiscalização fiscal, da Polícia Federal, além de questões técnicas e infraestrutura.

O secretário da Setur, Fernando Milanez, explica que a reunião será um primeiro contato para que se realize a ligação entre Europa e João Pessoa. “O turismo há anos é um braço muito importante para o desenvolvimento do Estado. Nós queremos e precisamos que esses turistas europeus se interessem pela cidade. Vamos fazer essa visita à Infraero e discutirmos essa viabilidade do aeroporto para transformamos em realidade essa ligação”, disse.

Início – O processo de negociação para o voo aconteceu em uma reunião na sexta-feira (7). Na ocasião, o prefeito Luciano Cartaxo participou de um encontro com representantes da Go Brasil, operadora holandesa que já introduziu um voo charter entre a Europa e o Nordeste.

Reunião de trabalho promovida pela Setur, contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e empresários holandeses, no Hotel Hardman, visando implantar um voo charter ligando a Capital paraibana à capital holandesa, Amsterdam.

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

________________________________________________________________________

Guarda Civil Municipal reforça efetivo na orla para auxiliar turistas durante as férias

Por Max Oliveira – em 07 jul 17 136

A tranquilidade da cidade de João Pessoa é um dos grandes atrativos para quem visita a Capital durante o período de férias. E para colaborar com esse ambiente seguro, a Guarda Civil Municipal está atuando na orla, local com maior fluxo de visitantes nesse período, com o Grupo de Atendimento ao Turista. São 30 agentes de segurança, sendo dois bilíngues, se revezando das 7h às 23h, atuando para auxiliar os turistas e prevenir possíveis ações de violência.

O grupo conta com o suporte de 10 bicicletas, uma camionete, além de um trailer de apoio logístico para as rondas e para atender o turista. O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, disse que a iniciativa está agradando a população e ressalta o bom ambiente com os turistas durante as rondas.

“Nossa Guarda está sempre atuando na área da orla de João Pessoa, mas nesse período de férias e durante o verão, nós intensificamos ainda mais o nosso efetivo. Pudemos observar que os turistas e os cidadãos que usufruem da orla nos procuram para interagir, buscar orientação, criando um ambiente muito positivo”, explica.

O trabalho do Grupo de Apoio ao Turista percorre o Busto de Tamandaré e Gameleira, bem como a ronda no sentido Cabo Branco – Manaíra – Cabo Branco. Durante as rondas, a Guarda Civil Municipal também faz um trabalho com moradores de ruas. Segundo Geraldo Amorim, são feitas abordagens no intuito de encaminhar-los para abrigos da Prefeitura de João Pessoa, mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“É importante porque o cidadão que queira ir para um abrigo nos acionamos a Sedes, e em casos em que é necessário um atendimento de saúde, onde a pessoa encontra-se debilitada, a Guarda aciona o Serviço de Atendimento Móvel (Samu)”, finalizou

FacebookWhatsApp

 

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

________________________________________________________________________

Centro de Atendimento ao Turista realiza mais de 700 atendimentos no primeiro semestre

Por Rômulo Teodorico – em 07 jul 17 151

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Secretaria de Turismo (Setur), têm um papel fundamental e vem mostrando números excelentes. É que nesse primeiro semestre, o CAT já realizou mais 765 atendimentos aos turistas e se tornou um ponto de referência para quem quer saber mais sobre pontos turísticos e informações em geral da Capital. Os serviços são oferecidos a partir das 8h e segue até as 17h, de segunda a sexta-feira e no sábado e domingo das 15h às 19h.

Para o secretário da Setur, Fernando Milanez, o serviço oferecido pelo Centro é fundamental para a Capital. “Podemos dizer que existe um antes e depois do CAT, que vem sendo uma garantia de orientação aos turistas e população em geral sobre os nossos pontos turísticos, que vão além das belas praias”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, esse resultado chega a ser bem mais que 762 pessoas, pois esses números são dos que aceitam assinar o caderno de frequência. “Esse resultado passa dos mil, pois muitas pessoas preferem não assinar o nome, além daqueles que assinam, mas que estão acompanhados de mais de cinco pessoas”, finalizou. O período de analise desse resultado foi de 9 de janeiro a 6 de julho de 2017.

O Centro conta com seis boxes, ocupados respectivamente pela Setur, que disponibiliza aos turistas mapas, material de divulgação de estabelecimentos como restaurantes e bares e informações sobre passeios. Os outros são da  Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que presta orientações de trânsito, itinerário do transporte público, pontos de ônibus e táxi; Guarda Municipal, que faz o monitoramento do local; A Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A estrutura fica localizada na Av. Almirante Barroso, em frente ao Hotel Tambaú. Informações pelo telefone 3247-7848.

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

________________________________________________________________________

 

Mais de 75,4 mil pessoas visitaram a Estação Cabo Branco no primeiro semestre deste ano

Por Adriana Crisanto

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, neste primeiro semestre do ano 2017 teve um fluxo de visitantes correspondente a 75.433 pessoas que circularam pelo complexo neste período. O levantamento dos dados corresponde às visitas do público no espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante (contabilizados por meio dos livros de assinaturas), o número de eventos externos e do trânsito de pessoas que participam ativamente dos projetos e eventos sociais e educativos da casa.

Os dados levantados são dos setores de Eventos e Gestão Educacional que trabalham diretamente com o público interno e externo que frequenta a Estação Cabo Branco durante todo o ano. Segundo dados do Setor de Gestão Educacional, a Semana Nacional de Quadrinhos recebeu, em apenas um dia de evento, 1.500 pessoas, em janeiro deste ano. Em março, o mesmo setor recebeu a visita e participação de 500 pessoas nas ações referentes à Semana da Mulher. Em abril, o Festival de Dança levou para o auditório da casa 700 pessoas entre público e participantes do evento.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, comentou que a casa é de inclusão e neste período só o evento da Síndrome de Down lotou o auditório da casa e trouxe um público muito especial para visitar e participar das atividades de arte e educação.

As atividades gratuitas (oficinas, workshops, seminários, cursos, práticas alternativas, etc) oferecidas pela Estação Cabo Branco durante todo o ano é um dos fatores que tem contribuído para manter um fluxo constante de público. No ano de 2013, segundo dados dos setores administrativos, circularam pelo complexo 51.547 pessoas. “Inferior, pois se compararmos, em um semestre apenas teve um fluxo de 75 mil pessoas”, acrescentou a chefe do setor de Gestão Educacional, Débora Carvalho, isso demonstra, segundo a educadora, que o número aumentou em apenas um semestre.

Neste semestre o espaço expositivo recebeu 23 exposições de artes plásticas, visuais, instalações (coletivas e individuais). As exposições Natureza que Habito (Associart/PB), Simetria do Tempo (Ana Lúcia Pinto), Entre Páginas (Quadrinhos) e Todos Iguais, Todos Diferentes (Coletiva de Alberto Banal) contabilizaram juntas um público, presente no local, de 20.372 pessoas, de acordo com os livros de assinaturas públicas que se encontram nas exposições.

O setor de eventos da Estação Cabo Branco recebeu vários eventos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e segundo dados do setor, participaram, só neste semestre, aproximadamente 15.500 pessoas. Os eventos neste semestre que tiveram o maior número de participantes foram: o treinamento da AETC/JP, o encontro dos Jipeiros (em abril), o show da banda Pink Floyd Cover Paraíba foram alguns dos eventos que mais gerou público. “Aproximadamente 2.500 pessoas, só nestes três eventos”, comentou o chefe do setor, Rivaldo Dias.

Durante todo este mês de julho, a casa disponibiliza várias atividades gratuitas no mês de férias que podem ser conferidas no site da Estação Cabo Branco (www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb) ou pelos fones: 3214.8270/3214.8303.

 

 

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

________________________________________________________________________

 

Argentinos são recebidos com festa no voo inaugural de Buenos Aires à João Pessoa

Por Ângela Costa – SECOM/PMJP

Agora é oficial. João Pessoa passa a operar a sua primeira rota regular internacional, com o voo Gol 7702 que chegou, no final da tarde deste sábado (1), no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (PB), vindo de Buenos Aires, Argentina. Os passageiros foram recebidos com comidas típicas, baião e xaxado, além da distribuição de kits divulgando a história e as belezas naturais e arquitetônicas da Capital paraibana.

O médico veterinário Roberto Vidal ficou animado com a recepção preparada pelos paraibanos. “Nunca imaginei que tivesse tão lindo recebimento. Aproveitei a promoção do pacote aéreo e vim para João Pessoa passar uma semana. No próximo sábado, eu volto à Buenos Aires”, afirmou.

Outro argentino, também chamado Roberto, estava sendo esperado por um casal argentino que mora em João Pessoa há seis anos. Sérgio Bious, designer, estava ansioso para rever o amigo que não encontrava há muitos anos. “Fiquei sabendo do voo Argentina-João Pessoa através dele. Muito boa essa nova opção”, comemorou.

“O trabalho está só começando”, comenta Saulo Barreto, que está à frente da coordenação de Assuntos Internacionais na Secretaria de Turismo de João Pessoa. “Vamos trabalhar para fortalecer as parcerias entre as secretarias de turismo de João Pessoa, Conde, Bayeux, com a PBTur, trade turístico e a Infraero para garantir a manutenção do voo João Pessoa – Argentina. Este mês já acontecerá outra reunião de planejamento”, disse.

Segundo Manuelina Hardman, que preside a Associação Brasileira da Industria de Hoteis-PB (ABIH), nesses voos inaugurais, os aviões levam e trazem profissionais capacitados das operadoras e agentes de viagens para que conheçam as potencialidades locais e possam vender essa nova rota em seus respectivos países. “Sempre foi um sonho abrir portas em João Pessoa. O turismo abre muitas possibilidades e nossas potencialidades irão se fortalecer”, ressaltou.

Rota – Todos os sábados, o voo parte da Capital Portenha às 12h35 e chega a João Pessoa às 17h35. Na volta, a aeronave parte do Aeroporto Presidente Castro Pinto às 18h15, fazendo uma escala em Maceió (AL) antes de pousar na Capital Argentina.

 

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

________________________________________________________________________

 

Setur disponibiliza kit com informações de João Pessoa para turistas da Argentina

Por Hellen Nascimento

Para divulgar a cultura, a história, as belezas naturais e arquitetônicas de João Pessoa, o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, disponibilizará 150 kits para a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB), Manuelina Hardman. Ela fará a entrega aos turistas que chegarão no primeiro vôo internacional à Capital paraibana, direto de Buenos Aires, Argentina, nesse sábado (1). O material será entregue nesta quinta-feira (29), às 9h, no Hotel Hardman, localizado em Manaíra.

“Esse é o pontapé inicial para colocar João Pessoa na rota do turismo internacional e nada melhor que começar com nossos irmãos portenhos da Argentina. Nacionalmente, nossa cidade já tem ganhado títulos importantes que contribuem para o crescimento do turismo como a orla mais bonita do Nordeste e a melhor Capital do Nordeste para se viver, recentemente divulgada pela revista Exame. Tudo isso é fruto do trabalho de fortalecimento por meio da cultura, história e qualidade de vida aliadas ao trabalho da gestão do prefeito Luciano Cartaxo”, avaliou.

Cada kit desenvolvido e disponibilizado pela Secretaria de Municipal de Turismo (Setur) contém uma bolsa com uma série de informações turísticas, tais como mapa de bolso de João Pessoa, folders com orientações sobre as praias, cultura, história e destinos religiosos da capital paraibana, além de um chapéu de palha.

Itinerário – Os vôos da operadora Gol Linhas Aéreas partirão semanalmente de Buenos Aires, Argentina, para João Pessoa, sempre aos sábados, partindo às 12h35 e chegando em solo paraibano às 17h35.

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

________________________________________________________________________

 

Conselho Municipal de Turismo realiza primeira reunião de 2017 e debate ações para Capital

Por Luiz Carlos Lima

O Conselho Municipal de Turismo (Contur) fez sua primeira reunião do ano, nesta terça-feira (16), em um hotel no bairro de Tambaú. Estiveram na pauta ações futuras para incrementar o turismo da Capital, além de um balanço dos projetos referentes ao ano passado. Uma das principais discussões foi em torno do turismo no Centro Histórico, avaliando ações passadas e planejando eventos futuros.

Uma das principais propostas é investir no turismo de experiência no Centro Histórico para impulsionar a divulgação. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem realizado uma série de intervenções no local nos últimos anos, no entanto, o desafio é aliar cultura e turismo levando turistas e pessoenses a visitar o local com mais frequência.

O secretário de Turismo (Setur) da PMJP, Fernando Milanez, explica que a indústria do turismo é uma das principais fontes de recurso mundial, atualmente. “Temos que dar cada vez mais importância ao turismo na nossa cidade. Essa reunião é importantíssima para ouvir o setor e nossa função é fazer com que essas solicitações e sugestões cheguem ao prefeito da cidade. A cultura e o turismo têm que andar juntos. Isso, a Prefeitura já está fazendo com essas obras de revitalização da área do Centro Histórico, como aconteceu com o Parque da Lagoa, a Praça da Independência e o Hotel Globo”, ressaltou.

A reunião – Ao longo do ano o Contur realiza até quatro reuniões anuais. A primeira delas, ocorrida na manhã desta terça-feira (16), contou com diversas entidades relacionadas ao turismo.

Entre os representantes do setor turístico, estiveram presentes: Abrasel (Associação Brasileira de bares e Restaurantes), Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Fecomércio-PB Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba e PBTur (Empresa Paraibana de Turismo).

O Conselho – O Conselho Municipal de Turismo, criado pela Lei Municipal Nº. 11.708, de 15 de junho de 2009, é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento, que congrega representantes da esfera pública e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o segmento de turismo, integrando a estrutura básica da Secretaria Municipal de Turismo, diretamente vinculado ao seu titular.

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br/conselho-municipal-de-turismo-realiza-primeira-reuniao-de-2017-e-debate-acoes-para-capital

________________________________________________________________________

 

Setur apresenta revista de bordo Azul Magazine que destaca as belezas da Capital

Por Carolina Queiroz – Secom PMJP

A edição de abril da revista de bordo da companhia aérea Azul apresenta João Pessoa como um dos destinos do verão. A revista bilíngue, que atinge o público nacional e internacional, será apresentada ao público paraibano pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur),  na manhã desta quarta-feira (19), às 9h, no Hotel Manaíra, em João Pessoa.

A equipe da Azul, que recebeu o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Setur, visitou e fotografou as praias urbanas, como Tambaú e Cabo Branco, fez passeios de Catamarã para as piscinas naturais de Picãozinho, além de conhecer as belezas naturais do Litoral Sul.

A reportagem mostra ainda o Centro Histórico da Capital, Igrejas, Centros Culturais e onde ficar. A revista está disponível online no endereço digital:

http://www.azulmagazinedigital.com.br/